terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A Itaqui que deixei, ficou para trás


Foto: Glauco Araújo (G1)

Quando rumei novos caminhos há exatos sete anos deixei para trás uma cidade que não se encontrava em cada esquina, que tinha grandes atrasos e pouca esperança. Mas hoje a cada vez que volto para a beira do Porto vejo com muito orgulho a nova cidade que se forma. Agora com Universidade Federal, com bares e ruas lotadas, com carnaval que atrai gente de toda região, com mais emprego, mais lojas, bares inovadores, a Itaqui que foi sede da chegada da chama crioula e que é terra da diversidade, de mais expectativa para quem não pode ou não quer ir embora. A cidade que pode apostar no futuro que se desprende um pouco das amarras apenas da agricultura e pecuária, que quer e pode mais. Investimentos diferentes e inovadores de lazer com qualidade. Sem nenhum juízo de valor a partidos, governos ou autoridades, eu como humilde apaixonada pela fronteira com Alvear, delego toda essa riqueza,que aumenta a cada dia, as pessoas, que trabalham sem parar, apostam na cidade e, muito melhor, tem nas suas apostas as verdeiras palavras que deveriam mover o mundo: dignidade, educação, trabalho e esperança. Eu que não posso voltar em definitivo, por que meus rumos já foram traçados em outro lugar, volto esporadicamente agora com muito mais amor pela minha casa que completa 152 anos. Se pudesse voltaria muito, mas muito mais vezes, estaria na Praça tomando mate sempre que desse e observando o por do sol todo fim de semana. O que desperta imensa felicidade é que , quem está na fronteira e quer por lá se instalar pode pensar nisso com mais firmeza e não abandonar nada em busca de mais, mas quem quer ir embora pode ir e voltar com a certeza de ter cada vez mais do que se orgulhar: ter nascido e criado raizes em Itaqui. Eu tenho orgulho daqui e sei que há muito mais o que fazer.

Um comentário:

Regis disse...

Parabéns pelo blog Laurinha, muito inteligente teu "post" e verdadeiro.
Tornei-me um leitor dele Parabéns! Bjão!